Na tarde de ontem, 14 de maio de 2018, teve lugar no Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, uma cerimónia comemorativa dos 181 anos da sua fundação.
Além da comemoração do aniversário da instituição, foram entregues títulos honoríficos a colaboradores e foi dada posse à nova Diretoria eleita para o biénio de 2018/2020.
Estiveram presentes à solenidade o Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, o Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Jaime Leitão, o Conselheiro Cultural João Pignatelli e Luís Faro Ramos, presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., convidado para fazer o discurso oficial, além do presidente do IHGB, Arno Wehling e de Evanildo Bechara, que representou a Academia Brasileira de Letras.
A sessão foi presidida por Rui Manuel Patrício, presidente do Conselho Deliberativo do Real Gabinete Português de Leitura.
A seguir à cerimónia, foi realizado um jantar no Palácio São Clemente que firmou a criação da Associação Luís de Camões, constituída pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., o Real Gabinete Português de Leitura, o Liceu Literário Português e a Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Caixa de Socorros D. Pedro V.