No dia 7 de setembro de 2020, abriu as portas aos primeiros alunos a Anglo-Portuguese School of London. Esta é a primeira escola bilingue com o currículo em inglês e português no Reino Unido, da rede pública inglesa, com participação do Camões, I.P.
A escola abre este ano para duas turmas de Admissão à primária (Reception) e receberá alunos até ao 6.º ano, com uma capacidade total para 420 alunos.
O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, gravou um vídeo para assinalar a ocasião, tendo saudado a abertura da Escola Anglo-Portuguesa de Londres como mais um marco da longa colaboração entre o Reino Unido e Portugal.
A escola Anglo-Portuguesa é o resultado de um projeto que muito beneficiará a língua portuguesa e o seu reconhecimento no Reino Unido. Foi criada no âmbito do programa de "free schools" [escolas livres] no Reino Unido, estabelecimentos que podem ser criados por pais, professores, organizações sem fins lucrativos, empresas, instituições culturais ou desportivas ou fundações cuja utilidade responda à necessidade da comunidade local, seja por falta de lugares ou do tipo de oferta disponível.
Estas escolas são financiadas pelo Estado britânico, mas têm autonomia na gestão, nomeadamente de horários e currículo, que neste caso pretende oferecer um programa pedagógico nas duas línguas, inglês e português, para formar crianças bilingues.