Decorreu nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2022, a ação de formação para docentes do Projeto Interseções: a igualdade entre mulheres e homens e a educação para o desenvolvimento.
O projeto Interseções: a igualdade entre mulheres e homens e a educação para o desenvolvimento é promovido, no quadro da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, conjuntamente pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, com a Escola Superior de Educação de Viana do Castelo e o GRAAL.
O projeto Interseções desenvolve-se com o financiamento do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., entre novembro de 2021 e abril de 2022 e visa integrar a igualdade entre homens e mulheres na educação para o desenvolvimento cruzando as respectivas Estratégia Nacionais: da Educação para o Desenvolvimento (ENED) e da Igualdade e Não Discriminação (ENIND), esta última através do respectivo Plano de Ação para a Igualdade entre Mulheres e Homens.
Com a duração de 4 horas, a ação foi promovida pela Escola Superior de Educação de Viana do Castelo e esteve a cargo da equipa do Projeto Interseções constituída por Alexandra Silva (PpDM), Eliana Madeira (GRAAL), La Salete Coelho (ESE de Viana do Castelo) e Maria José Moura e Teresa Alvarez (CIG).
Durante a formação o grupo de 17 docentes analisou e refletiu sobre seis propostas educativas que abordam, de forma integrada, diferentes problemáticas da desigualdade entre mulheres e homens nos temas de Desenvolvimento, Interdependências e Globalização, Pobreza e Desigualdades, Justiça Social, Cidadania Global e Paz.
A esta ação seguir-se-á uma oficina com a Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (PPONGD), já agendada para dia 31 de março de 2022.
Fonte da imagem: ENED (https://ened-portugal.pt/pt/noticias/projeto-intersecoes-formacao-de-docentes)