No dia 12 de setembro de 2020, foi distribuído, pelos colaboradores do Departamento de Saúde do Parque Nacional da Gorongosa, o material doado pela Associação Ajudar Moçambique aos postos de saúde de Cheringoma e Muanza.
Esta ação insere-se no esforço conjunto do Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia COVID-19 entre Portugal, os Países de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste, coordenado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros português.
Através da Associação Ajudar Moçambique, com o envolvimento pessoal da benemérita Dra. Nicole Azevedo, do Centro de Ciência de Língua Portuguesa, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e com o apoio institucional do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e da Embaixada de Portugal em Maputo, foi possível fazer chegar aos centros de saúde das comunidades do Parque Nacional da Gorongosa diverso equipamento de proteção individual, no valor aproximado de 10 mil euros, composto por: 8.000 máscaras cirúrgicas, 2.500 luvas, 2.000 toucas, 1.500 batas descartáveis e 10 óculos de proteção e viseiras.