A Cátedra de Estudos Ibéricos “Transformação Cultural e Social” foi criada em outubro de 2004 na Universidade Técnica de Chemnitz, Alemanha. O Instituto de Estudos Europeus, ao qual a Cátedra pertence, oferece programas de licenciatura, mestrado e doutoramento em Estudos Europeus e História da Europa. Tendo começado com uma reduzida equipa, na atualidade a Cátedra conta com três professoras doutoradas – Dr. Silke Hünecke, Dr. Joana Serrado e Dr. Ana Troncoso –, uma catedrática – Prof. Dr. Teresa Pinheiro – e pessoal técnico e de apoio à investigação. Para além da equipa nuclear, a Cátedra acolhe regularmente investigadora/es convidada/os ao abrigo de vários programas de intercâmbio.
Desde a sua criação, a Cátedra se encontra vocacionada para a investigação do passado e presente da Península Ibérica a partir de uma perspetiva das ciências culturais e sociais, tendo em conta a diversidade linguística e cultural da Península. Tanto a investigação como o ensino se centram em práticas de representação cultural. Artefactos culturais como textos, filmes, fotografias, obras de arte e discursos são analisados, de modo a tornar visíveis as práticas culturais que lhes são subjacentes.
Os acentos temáticos resultam da relação da Península Ibérica com a Europa e com o mundo luso-hispânico, tendo simultaneamente em conta tendências de investigação atuais, tais como: discursos de globalização, migrações, construções de identidade coletiva, culturas de memória, relações entre a Península Ibérica e a Europa Central e Oriental, as ditaduras e as guerras do século XX, as transições democráticas e os processos de transformação e integração europeia, políticas de género e movimentos sociais.
Partindo de tais pressupostos teóricos e empíricos, a Cátedra responde a necessidades de conhecimento científico atuais na análise das sociedades ibéricas contemporâneas através de uma dupla abertura epistemológica. Por um lado, promove a investigação da Península Ibérica como um espaço marcado ao longo da história por processos de constante diálogo e mutua influência. Esta perspetiva permite entender as culturas como dinâmicas e as histórias dos estados ibéricos no sentido de histoire croisée, superando assim o nacionalismo metodológico característico da historiografia tradicional. Por outro lado, a Cátedra oferece uma abertura disciplinar em relação às práticas de investigação da Península Ibérica no estrangeiro, que tradicionalmente se encontram ancoradas nas filologias nacionais clássicas e vocacionadas para o estudo das línguas e literaturas.
Com este potencial inovador, a Cátedra integra-se no contexto internacional dos Estudos Culturais Ibéricos, que tratam da Península Ibérica de uma perspetiva interdisciplinar, do qual fazem parte centros de investigação nas universidades de Stanford, Nova Iorque, Ohio, Londres, Leeds e Paris-Sorbonne. Ao longo dos dezassete anos de existência, temos mantido uma oferta constante de temas ibéricos no ensino dos Estudos Europeus. Na investigação, a Cátedra publicou mais de uma centena de artigos científicos e várias dezenas de livros, dos quais destacamos os mais recentes: Silke Hünecke (no prelo): Cultura de la memoria en el contexto del franquismo: Joana Serrado (2020): „Six Willful Characters in Search of God: Political Identity and Visionary Action in Seventeenth-Century Portugal.” In: Visual Culture and Women’s Political Identity in the Early Modern Iberian World. London: Routledge, 11-30; Núria Codina, Teresa Pinheiro, eds. (2019): Iberian Studies: Reflections across Borders and Disciplines. Berlin: Peter Lang; Ana Troncoso (2018): „Judí*s alemanes y aleman*s no judíos en Chile: Tensiones identitarias en la producción autobiográfica en la diáspora“. In: Escrituras locales en contextos globales. Postdam: Inolas, 203-218; Sumam-se às publicações conferências, projetos de investigação com apoio financeiro de instituições alemãs e europeias e projetos de doutoramento.
Atualmente a Cátedra mantém uma vasta rede de cooperações tanto a nível nacional como internacional, sendo parte dos conselhos de direção de instituições como a Associação Alemã de Estudos Culturais, a Fundação Ettersberg e a Associação Alemã de Catalanística e membro de instituições internacionais. A internacionalização é visível nas línguas de publicação dos membros da Cátedra – alemão, catalão, espanhol, francês, inglês e português. Atualmente, a Cátedra conta com o apoio institucional e financeiro do Instituto Ramon Llull e do Instituto Camões, IP. Desta cooperação surgiram inúmeras publicações, conferências e apoios a investigadores do programa de doutoramento, contribuindo para o fomento da investigação lusófona no estrangeiro.
Mais informações: https://www.tu-chemnitz.de/phil/iesg/professuren/swandel/index.php
Este texto foi originalmente publicado no Encarte Camões n.º 290 de 27 de janeiro a 9 de fevereiro de 2021; suplemento da edição n.º 1313, ano XL, do JL, Jornal de Letras, Artes e Ideias com a colaboração do Camões, I.P.