Começou a 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, a Conferência do Clima de Bona (SB58) que reúne, até 15 de junho de 2023, as Partes e Observadores da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC).
Os trabalhos visam promover a discussão técnica entre os participantes com o objetivo de preparar as decisões a adotar na 28.ª Conferência das Partes (COP28) da UNFCCC, que terá lugar em dezembro de 2023, no Dubai (EAU). O diálogo relativo ao 1.º Balanço Global da implementação do Acordo de Paris (GST) constitui um dos principais pontos da agenda de trabalho das sessões técnicas de Bona.
O Camões - Instituto da Coooperação e da Língua, I.P. integra a delegação técnica nacional, liderada pela Agência Portuguesa do Ambiente, na perspetiva da cooperação para o desenvolvimento, tendo presente a visão inscrita na Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030 para a ação climática e transição verde.
Assinala-se a divulgação pela OCDE de um conjunto de informação relativa à Ajuda Publica ao Desenvolvimento relacionada com o combate às alterações climáticas, que contabilizou 45% dessa ajuda para a ação climática com o objetivo principal da mitigação no período compreendido entre 2013 e 2019, sendo que 25% cumpre objetivos de adaptação e 30% contempla ambas as intervenções, entre outras informações relevantes. A informação pode ser consultada aqui.