Portugal, através do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., participou na reunião anual de parceiros da Call to Action para proteção contra a Violência Baseada no Género (VBG) em contexto de crise humanitária, que decorreu em Berlim, nos dias 1 e 2 de junho de 2023.
Trata-se de uma iniciativa conjunta lançada formalmente pelo Reino Unido e pela Suécia, em 2013, que reúne atualmente, com Portugal, 100 parceiros, entre os quais governos, organizações internacionais, ONG e outros parceiros da sociedade civil.
A Call to Action consiste numa plataforma flexível para discussão e troca de experiências entre parceiros, partilha de linhas comuns, disseminação de informação sobre a implementação de políticas e práticas nesta área, que pretende contribuir para a diminuição dos riscos de VBG, tendo por base uma abordagem comum ao nível político e operacional, nas ações humanitárias.
O objetivo central da Call to Action é impulsionar a mudança e promover a responsabilidade dentro da esfera humanitária, para que todo o esforço humanitário inclua as políticas, sistemas e mecanismos necessários para fornecer serviços seguros e abrangentes aos afetados pela VBG, para a prevenir e para mitigar os respetivos riscos.
Foi, assim, definido um roteiro que estabelece os princípios fundamentais para os esforços coletivos da parceria e são essenciais para alcançar a visão da Call to Action.
Portugal reafirma, assim, o seu compromisso para com a Igualdade de Género e Empoderamento das Mulheres, em todas as dimensões da sua intervenção, designadamente em contexto de crise humanitária, por meio do apoio continuado à Call to Action para proteção contra a Violência Baseada no Género em emergências.
Consulte o roteiro aqui.