Realizou-se no dia 11 de julho de 2022, no Camões - Centro Cultural Português em Luanda, a apresentação de seis projetos apoiados pelo PROCULTURA, a decorrer em Angola. O evento contou com a presença da Embaixadora da União Europeia em Angola, de um representante do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, do Adido para a Cooperação da Embaixada de Portugal e da Presidente do Conselho de Administração da Alliance Française.
Os projetos Resistência e Afirmação Cultural, Fazer Acontecer a Música, Marimba, Recuperação, Valorização e Divulgação do Património Musical Cokwe, Música para todos e o BD PALOP, apresentados pelos parceiros locais ou pelos coordenadores, estão entre os 24 projetos financiados nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste (TL), nas áreas da música, artes cénicas e literatura infantojuvenil, com 7.6 milhões de euros.
O PROCULTURA é uma ação do Programa PALOP–TL e União Europeia (UE), financiada pela UE, cofinanciada e gerida pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Tem como objetivo a promoção do emprego nas atividades geradoras de rendimento no setor cultural nos PALOP e em Timor-Leste.