No dia 14 de setembro de 2023, o Camões – Centro Cultural Português em Luanda apresentou um espetáculo de dança, integrado no Festival Desdobramentos da Palavra, com a peça "Tudo quanto vi, um poema coreográfico para Sophia".
"Tudo quanto vi, um poema coreográfico para Sophia" é uma performance poética que celebra a obra Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004), revelando que a sua poesia poderá ser absorvida e partilhada através de diversas perspetivas.
Num subtil entrelaçar entre poema e música, as palavras de Sophia são metamorfoseadas em imagens em movimento, por vezes fragmentadas, sobrepostas ou até silenciosas, procurando uma fusão entre a linguagem neo-clássica e contemporânea. Um diálogo entre dança e sonoridade poética, corporificando uma dupla antologia rítmica da escrita e da escritora.
Este evento, resultado de uma parceria Arte Institute / RHI e a companhia Dd, Dança em diálogos, com direção artística de Solange Melo e Fernando Duarte, e coreografia de Fernando Duarte, contou com o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Luanda e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Fotos: © Click Produções