No âmbito do FRESAN, programa do Governo de Angola, financiado pela União Europeia e gerido parcialmente pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua I.P, realizou-se, no dia 27 de fevereiro de 2024, a cerimónia de encerramento do projeto da ONG CODESPA “Adaptação dos sistemas agrários para melhoria da segurança alimentar e nutricional no Cunene”, implementado em parceria com a ADPP e o Instituto de Investigação Agrária, um dos 19 projetos subvencionados.
Durante a cerimónia de encerramento, foram apresentados os resultados atingidos por este projeto que contribuiu para a redução da fome e da insegurança alimentar de 1504 agricultores (1015 mulheres e 489 homens), nos Municípios de Ombadja e Cuvelai.
Dos resultados apresentados, destaca-se o apoio dado a 30 grupos de agricultores através de meios de produção distribuídos como sistemas de irrigação gota-a-gota, sementes melhoradas e ferramentas de trabalho, 1500 tambores de 200 kg para armazenamento e conservação de grãos e criação de bancos de sementes, educação nutricional para as mulheres sobre diversificação da dieta através de demonstrações culinárias, motobombas e sistemas de rega.
Este apoio resultou ainda na legalização de nove cooperativas de agricultores, bem como no reforço da investigação científica para identificação das melhores e mais bem-adaptadas variedades das distintas culturas alimentares tradicionalmente cultivadas nesta província.
O FRESAN é uma iniciativa do Governo de Angola, financiada pela União Europeia, e cogerida e cofinanciada pelo Camões, I.P. que pretende contribuir para a redução da fome, da pobreza e da vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, na Huíla e no Namibe, sobretudo através do reforço da resiliência e da produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e do apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.