Angola: FRESAN | Visita da Presidente do Camões, I.P.

Publicado em quarta-feira, 26 junho 2024 12:03

A Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Ana Fernandes, iniciou, no dia 24 de junho de 2024, uma visita de trabalho a Angola que se prolonga até ao final da semana.

No segundo dia da sua missão, a comuna de Mupa, município do Cuvelai, na província do Cunene, foi palco de uma importante visita ao terreno no âmbito do projeto Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional (FRESAN) em Angola. Este projeto resulta de uma iniciativa do Governo de Angola financiado pela União Europeia e cogerida e cofinanciada pelo Camões,I.P..

Participaram nesta visita conjunta Luís Epalanga, Secretário de Estado do Planeamento, Castro Camarada, Secretário de Estado da Agricultura, Leonardo Europeu Inocêncio, Secretário de Estado da Saúde para a Área Hospitalar, Apolo Ndinoulenga, Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico da Província do Cunene, Abel do Rosário Kapitango, Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico da Província do Namibe, Rosário Bento Pais, Embaixadora da União Europeia, Ana Fernandes, Presidente do Camões, IP e as outras entidades co-gestoras do programa FRESAN, FAO, PNUD e Vall d'Hebron.

A ocasião ficou marcada pela entrega de 38 fardos cilíndricos de feno (com cerca de 200 quilos cada) produzidos na Estação Zootécnica da Cacanda (EZC) ao Governo Provincial do Cunene numa ação conjunta entre o Ministério da Agricultura e Florestas (MINAGRIF) e o FRESAN/ Camões, I.P., representado por Ana Fernandes, Presidente do Camões, I.P..

A intervenção da cooperação FRESAN/Camões, I.P. tem-se destacado no reforço institucional e na gestão do desempenho multissectorial, ao fortalecer a capacidade de produção da Estação Zootécnica da Cacanda, que se situa na província do Namibe. Este esforço visa garantir a segurança alimentar e aumentar a resiliência dos criadores tradicionais de gado no Sul de Angola.

Entre as principais ações levadas a cabo na EZC, destacam-se a capacitação dos técnicos, a modernização da maquinaria agrícola, a instalação de sistemas de irrigação, a introdução de variedades forrageiras mais produtivas e a reabilitação de estufas. Os resultados são expressivos: a produção de forragem aumentou de 7,5 toneladas em 2022 para 24,6 toneladas em 2023. Além disso, a diversificação dos sectores produtivos da EZC contribui para a sustentabilidade financeira assim como na maior disponibilidade de produtos frutícolas da região, promovendo a notoriedade e a importância das Estações Zootécnicas.

34642 4FRESAN camoes


34642 5FRESAN camoes

34642 6FRESAN camoes