Teve lugar de 3 a 7 de junho de 2024, em Luanda, Angola, a 2.ª Mostra de Artistas Residentes do PROCULTURA.
No palco do Elinga-Teatro, em Luanda, foram apresentados 13 espetáculos de Teatro, Dança e Música, com artistas de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique.
O evento deu a conhecer as criações que resultaram das residências artísticas dos bolseiros do programa de mobilidade do PROCULTURA, no âmbito do qual estes artistas tiveram a oportunidade de interagir e estabelecer parcerias com outros contextos de criação contemporânea e promover uma circulação internacional. Esta é uma atividade implementada em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian. A primeira mostra teve lugar em 2022 no Mindelo, Cabo Verde.
Estiveram presentes na abertura a Embaixadora da União Europeia, Rosário Bento Pais, o Ministro da Cultura, Filipe Zau, o Embaixador de Portugal em Angola, Francisco Alegre Duarte, o Embaixador da Guiné-Bissau, Apolinário Mendes de Carvalho e o Governador da Província de Luanda, Manuel Gomes da Conceição Homem.
Mais informações sobre as obras e os artistas siga aqui.
O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.