Foi assinado no dia 19 de abril, em Genebra, o Acordo de Contribuição Voluntária entre Portugal e o Fundo Global de Combate à SIDA, Tuberculose e Malária, relativo a 2016, no valor de 50.000 euros.
O Acordo foi firmado pelo Embaixador de Portugal junto dos Organismos Internacionais em Genebra, Nuno Bártolo, e o Diretor Executivo do Fundo, Mark Dybul, que reiterou a importância desta parceria na luta pela erradicação das três doenças, que assume particular relevo nos países africanos lusófonos e em Timor- Leste.
Portugal é doador do Fundo Global desde a sua criação, em 2003, tendo efetuado até à data contribuições no valor total de 16 milhões de dólares (cerca de 14 milhões de euros).
Portugal tem também demonstrado um forte compromisso para com esta organização, garantindo a participação do Fundo Global num painel de alto nível do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas.
O Fundo Global prevê um investimento de 13 000 milhões de dólares no triénio 2017-2019, que poderão salvar 8 milhões de vidas e evitar 300 milhões de infeções e novos casos de VIH, TB e malária.