No âmbito do Projeto da UE de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e Timor-Leste (PACED), decorreu entre 3 e 15 de fevereiro de 2020, na cidade de São Tomé, a primeira fase da assistência técnica ao Laboratório da Polícia Judiciária de São Tomé e Príncipe, em parceria com a Polícia Judiciária portuguesa.
Para além de dar início aos trabalhos de instalação da primeira parcela do material de laboratório a entregar à Polícia Judiciária de São Tomé e Príncipe, a assistência técnica garantiu a reciclagem de conhecimentos de elementos daquele órgão de polícia criminal afetos ao laboratório.
Estando prevista a conclusão da entrega do restante material até ao final do mês de março de 2020, a segunda fase desta assistência técnica vai concluir este processo.
Recorde-se que a Polícia Judiciária é um dos parceiros do Projeto PACED em São Tomé e Príncipe tendo sido possível adquirir anteriormente três viaturas e diverso material informático com vista ao reforço das suas capacidades materiais. Além da Polícia Judiciária, o PACED trabalha diretamente com o Ministério da Justiça, Administração Pública e Direitos Humanos, o Ministro do Planeamento, Finanças e Economia Azul e o Banco Central.
O PACED tem como objetivos a afirmação e consolidação do Estado de direito nestes países, assim como a prevenção e luta contra a corrupção, o branqueamento de capitais e a criminalidade organizada, em particular, o tráfico de estupefacientes.
A sua intervenção centra-se em ações destinadas a capacitar institucionalmente as autoridades competentes ao nível legislativo, executivo e judiciário, promovendo o intercâmbio e partilha de conhecimento e de boas práticas.