Teve lugar no dia 22 de abril de 2016, no Museu de Arte Moderna (http://www.mim.az/) em Baku, a inauguração da exposição “I Wanna Be Adored” com obras de três artistas portugueses: André Almeida e Sousa, Paulo Brighenti e Tomás Cunha Ferreira. Tratou-se da primeira iniciativa cultural de Portugal no Azerbaijão, que teve o apoio do Museu de Arte Moderna local, do Camões, I.P. e do Consulado-Honorário de Portugal naquele país.
A data da exposição e os próprios artistas foram escolhidos com vista a comemorar o 25 de abril. Os artistas nasceram perto de 1974, foram crianças, adolescentes e tornaram-se adultos após a revolução.
Escolheram como título da exposição “I Wanna be Adored”, single da banda Stone Roses que para eles terá marcado a passagem da geração que assistiu ao 25 de abril para aquela à qual pertencem e que não chegou a viver o período que antecedeu a revolução.
Nas palavras dos artistas, a nova geração “cedo tomou consciência de que o bem e o mal coabitam num mesmo espaço e o mundo tende a tornar-se mais complexo” e escolheram demonstrar essa transição de forma sintética nesta exposição através de diferentes meios de expressão.
O evento teve grande visibilidade mediática. Terão participado cerca de 100 pessoas, entre os quais o Ministro da Cultura e Turismo Abulfas Garayev, acompanhado do Alto Representante da Aliança das Civilizações Nassir Abdulaziz Al-Nasser.
Artigos, fotografias e vídeos publicados na comunicação social poderão ser consultados em: http://www.myvideo.az/tv/lider&seekTime=23-04-2016%2013:19