O Banco Africano de Desenvolvimento e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) assinaram uma Declaração para apoiar o “Compacto para os países Africanos falantes da língua portuguesa”, no dia 18 de julho de 2018.
Akinwumi Adesina, Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento e Maria do Carmo Silveira, Secretária Executiva da CLPL, assinaram a declaração à margem da XII Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP em Santa Maria, na Ilha de Sal, Cabo Verde, e fixou o compromisso de identificar formas de promover o desenvolvimento económico inclusivo e sustentável dos países africanos membros da CPLP, bem como buscar a complementaridade e sinergias entre as políticas e programas.
O Compacto fortalecerá o papel do setor privado na promoção do desenvolvimento sustentável e inclusivo nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP). Um de seus principais objetivos é atrair investimentos para ajudar os PALOPs a agregar valor às commodities e recursos naturais locais, impulsionar a industrialização, criar empregos e aumentar o crescimento sustentável.
A assinatura do Compacto está prevista para acontecer durante o Fórum de Investimento da África (FIA), que será realizado de 7 a 9 de novembro de 2018 em Joanesburgo, África do Sul.