Integrada nas comemorações do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, numa colaboração entre o Camões, I.P. e a livraria “La Petite Portugaise”, terá lugar, no próximo dia 27 de setembro de 2019, em Bruxelas, a sessão “O Sonho acordado e o despertar da Alma”, que contará com a participação das Professoras Doutoras Maria Antónia Jardim e Isabel Ponce Leão.
Maria Antónia Jardim, escritora e pintora, transforma quadros em joias e, no corrente ano, com parceria de Eugénio Campos, presenteou a homenageada com a joia marítima “Amar o Mar”, símbolo do seu amor pelo mar. O quadro que deu origem à joia “Amar o Mar” será apresentado na sessão de 27 de setembro de 2019.
Sophia de Mello Breyner inspirou o primeiro conto publicado de Maria Antónia Jardim “A feiticeira sorriso” e foi ainda o conto “Saga” que esta escolheu como objeto de estudo da sua tese de doutoramento. Organizou, também, um congresso em homenagem à escritora, que denominou “Sophia no país das maravilhas”, celebrando Sophia e Lewis Carroll e uma exposição de pintura, sobre o mesmo tema, que teve lugar no Museu Nacional Soares do Reis.
No dia 28 de setembro de 2019, decorrerá um encontro com alunos do ensino secundário da rede EPE.
Local e datas:
- 27 de setembro de 2019, às 18h30: livraria “ La Petite Portugaise”(Chaussée de Wavre 214B – 1050 Bruxelas);
- 28 de setembro de 2019, às 10h00: Institut Saint Saint Baptiste de La Salle (rue Moris, 19 – 1060 Bruxelas)
Para mais informações: