O Camões – Centro Cultural Português na Cidade da Praia acolhe no dia 30 de junho de 2017, das 17h00 às 20h00, a Exposição-Venda de peças inéditas - alusivas ao património cultural da Cidade Velha - confecionadas em pano, por um conjunto de artesãs da Cidade Velha que, no contexto do projeto "Educação Patrimonial e Empreendedorismo no feminino na Cidade Velha" foram contempladas com uma formação intensiva em costura e confeção de bonecos em pano, ministrada pela artista-educadora portuguesa Julieta Franco.
A ação foi implementada pela Sphaera Mundi, em parceria com a Born: Africa e a Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, cofinanciada pela Cooperação Portuguesa/Camões, I.P. e pela CNU - Comissão de Cabo Verde para a UNESCO.
O projeto no âmbito do qual se insere o resultado que hoje estará para exposição e venda, concorre para a preservação e valorização do Património Material e Imaterial da Cidade Velha - Património Mundial da UNESCO, compreendendo iniciativas de incentivo ao empreendedorismo cultural das mulheres, neste ação traduzidas pela conceção e venda de produtos intrinsecamente associados ao património cultural material e imaterial da Cidade Velha, despoletando, assim, atividades geradoras de rendimento.
Neste sentido, e enquanto projeto de criação de rendimento, as confeções em pano - personagens criadas a partir do quotidiano da Cidade Velha e imaginário do seu património - que estarão hoje à venda são já criações das artesãs-formandas, sendo que o valor angariado reverterá para estas na sua totalidade.