O “Camões dá que falar” recebeu, no dia 20 de fevereiro, o primeiro convidado do ano de 2020, Afonso Reis Cabral, escritor e editor.
Numa conversa conduzida pelo presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos, Afonso Reis Cabral começou por apresentar o “Novo Canto para Os Lusíadas”, projeto da Livraria Lello em parceria com o Camões, I.P. que o vai levar aos lugares por onde Camões andou, com o intuito de reescrever todas as estrofes da grande epopeia e inspirar-lhes “uma nova vida”, encontrando ao longo da viagem uma pessoa para transcrever cada uma das mais de mil estrofes. O escritor partilhou o seu entusiasmo com o projeto, que vai ter início em 2021, assim como os avanços na estrutura de apoio, necessária à sua concretização.
Afonso Reis Cabral falou também sobre algumas das suas obras já editadas, nomeadamente a primeira, “Condensação” - obra poética publicada com apenas 15 anos -, "Leva-me Contigo – Portugal a pé pela Estrada Nacional 2" – escrito após ter percorrido os 738,5 quilómetros da Estrada Nacional n.º 2, entre abril e maio de 2019 - e o seu segundo romance, “Pão de Açúcar”, em que experimentou abordar um tema que lhe era menos familiar, e que lhe valeu o Prémio José Saramago de 2019. O escritor falou ainda no seu processo criativo e na importância do narrador para a história.
A sessão terminou com um debate, com uma plateia bastante participativa.
Veja aqui um vídeo com os primeiros momentos da sessão.