Teve lugar ontem, dia 20 de setembro de 2018, a oitava sessão do ciclo “Camões dá que Falar”, que recebeu como orador convidado o vencedor do Prémio Camões 2017, Manuel Alegre.
O premiado poeta português brindou a assistência com uma intervenção sobre literatura portuguesa, destacando Luís Vaz de Camões e a sua obra lírica.
No decorrer da sessão, Manuel Alegre referiu-se a Camões como o “pai” da Língua Portuguesa e personalidade que ligou o mundo antigo mediterrâneo ao moderno, através da sua obra “Os Lusíadas”.
A sessão foi seguida de debate com membros do público onde o autor foi questionado sobre a tradução das grandes obras portuguesas, incluindo as de Luís Vaz de Camões, e onde foi sustentada a importância do estudo da língua e cultura portuguesas. Manuel Alegre lançou, ainda, a proposta de uma possível atualização das traduções existentes daqueles autores.
Após uma hora de conversa e debate, o encontro terminou com a oferta de duas obras do autor ao Presidente do Camões, I.P. Luís Faro Ramos.