O Camões, IP venceu um concurso lançado pela operadora ferroviária Renfe para o ensino do português aos seus trabalhadores na Galiza, especialmente os envolvidos na ligação entre o Porto e Vigo.
A coordenadora do Ensino Português em Espanha, tutelado pelo Camões IP, Filipa Soares, refere que o contrato, por tempo indefinido, pretende formar “o maior número possível de trabalhadores”.
O projeto, destaca, é positivo porque constitui um “reconhecimento do valor económico do português”, algo crescente em Espanha, onde há cada vez mais alunos inscritos em cursos de português para reforço curricular.
O comboio "Celta" liga diretamente as cidades do Porto e Vigo desde 02 de julho, e, nos seus primeiros quatro meses de operação, entre julho e outubro, transportou 19.900 passageiros, segundo números avançados em dezembro à Agência Lusa pela CP.
Anualmente, no modelo anterior, aquele serviço transportava cerca de 15.000 passageiros.
O novo serviço direto, que só tem paragens técnicas para cruzamento de composições, é 45 minutos mais rápido, face às três horas e quinze minutos anteriores.
Fonte: Agência Lusa