Entre 1 e 5 de setembro de 2016 deslocou-se à cidade da Praia o titular da Cátedra UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos”, Prof. Doutor João Paulo Oliveira e Costa e a sua equipa, com o objetivo de sensibilizar e mobilizar as autoridades cabo-verdianas para a dinamização da referida Cátedra.
A Cátedra “O Património Cultural dos Oceanos” visa o desenvolvimento de uma rede inovadora de instituições e investigadores nas áreas do património cultural, da história marítima e da história ambiental marinha, em particular do património marítimo e subaquático, à luz da Convenção de 2001 da UNESCO sobre a Proteção do Património Cultural Subaquático.
O programa de trabalhos contemplou encontros com a Ministra da Educação, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, bem como com o Presidente do Conselho de Administração do Instituto do Património Cultural e com a Reitora da Universidade de Cabo Verde.
Foram ainda realizadas visitas à Cidade Velha, ao Tarrafal e aos principais sítios de interesse cultural/arqueológico na Cidade da Praia.