As coordenações de ensino português no estrangeiro (CEPE) da Alemanha, Luxemburgo, Reino Unido e Suíça participaram na primeira Summer School do Consórcio de Reflexão para o Português Língua não Materna e Língua de Herança (CoRePLnM), que decorreu na Universidade de Tubinga, na Alemanha, de 23 a 27 de julho de 2018.
O intenso programa desta Summer School, centrado no conceito de Aquisição de Língua Segunda, contou com 18 comunicações de especialistas oriundos de diversas universidades que integram o Consórcio, com o lançamento da revista Bilingual Matters Tübingen e com uma sessão de apresentação de pósteres, em que foram apresentados cerca de 30 projetos de investigação focalizados no ensino de línguas de herança, entre os quais dois propostos pelas CEPE Luxemburgo e Suíça:
Póster 2: From “overload” to “support” – Portuguese as Heritage Language teachers’ perceptions on the dynamics of a community of practices in changing times, proposto por Mónica Bastos e Joaquim Prazeres (CEPE Luxemburgo)
Póster 9: Heritage Language Teaching: designing professional development, proposto por Lurdes Gonçalves (CEPE Suíça), Ana Isabel Andrade (Universidade de Aveiro) e Francesco Arcidiacono (Hep – Bejune) [link para poster]
Tratou-se de um importante momento de partilha e construção de conhecimento sobre o ensino/aprendizagem de línguas em contextos multilingues e multiculturais, com especial enfoque no ensino de língua segunda e de herança. Paralelamente, tratou-se de uma oportunidade para refletir em conjunto, com vista a delinear linhas de orientação para os próximos passos do trabalho do Consórcio no âmbito do Ensino de Português no Estrangeiro.
Para mais informações sobre o evento: http://www.leadsummerschool.de/