A companhia portuguesa de dança Quorum Ballet está em digressão na China entre os dias 12 e 24 de maio de 2015, nas cidades de Pequim, Xangai, Zhuhai e Nanjing. Este evento conta com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
O Fado é a mais representativa forma de expressão da cultura tradicional portuguesa. Em “Correr o Fado”, através de uma multiplicidade de movimentos, sons, sensações e sentimentos, os bailarinos transmitem-nos com a sua arte, beleza e aparente facilidade, tudo o que os nossos sentidos percebem e o nosso coração apreende.
Ao fundir o Fado com a Dança Contemporânea, "Correr o Fado" quebra com a tradicional forma de ver, ouvir e sentir o Fado, desmistificando a sua conotação saudosista e melancólica. Em "Correr o Fado", a água pretende evocar a epopeia dos Descobrimentos, nos séculos XV e XVI: "Os portugueses usaram o oceano para descobrir novos mundos", referiu Daniel Cardoso à agência Lusa.
O Quorum Ballet foi criado em 2005 por Daniel Cardoso, que é o seu diretor artístico e coreógrafo. Com “Correr o Fado”, o Quorum Ballet tornou-se a primeira companhia portuguesa de dança a atuar no Grande Teatro Nacional da China.
Apresentações:
Pequim: 12 de maio, no National Centre for the Performing Arts
Xangai: 16 e 17 de maio, no Shangai Oriental Arts Center
Zhuhai: 22 de maio, no Zhuhai Grand Theatre
Nanjing: 24 de maio, no Festival de Nanjing