O CIAL - Centro de Línguas é o primeiro centro associado do Camões, IP para ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) em Portugal, no termo de um processo de avaliação que conduziu à referida certificação, formalizada num protocolo celebrado entre as duas entidades a 22 de maio de 2014.
Trata-se de um estabelecimento privado que funciona em Lisboa desde 1959, e que ministra o ensino de diversas línguas, entre as quais o português na sua modalidade de língua aprendida por estrangeiros.
O projeto de avaliação e certificação pelo Camões, IP, de escolas e centros que ensinam PLE ou português língua de herança, isto é, quando os formandos são lusodescendentes, foi pensado para “reconhecer e complementar a rede EPE (Ensino Português no Estrangeiro)”, qualificando as instituições que trabalham no estrangeiro na área do ensino do português.
Porém, o interesse despertado levou a que diversos estabelecimentos se interessassem em Portugal pelo processo, tendo sido o CIAL a primeira entidade a obter essa creditação e estando em curso a preparação de protocolos com outras escolas ou centros de língua.
Fora de Portugal, já existem dois centros de línguas certificados na Europa, um em França, o Instituto Lusófono, da associação portuguesa de Pontault-Combault, uma comuna francesa localizada na região da Ilha de França, no departamento Sena e Marne, e outro na Suíça, o centro da associação de apoio à comunidade portuguesa de Vevey, no cantão de Vaud.
Mais de meia dúzia de outros processos de certificação estão em curso na Venezuela, estando o protocolo com a escola de San Agostín prestes a ser assinado. Também na Rússia um centro de ensino de PLE manifestou interesse em obter a certificação como estabelecimento associado do Camões, IP.
A vantagem da associação para as escolas/centros é, para além de verem a sua qualidade reconhecida para o ensino de PLE, e poderem usar a imagem do Camões como entidade associada, terem acesso a um conjunto de recursos pedagógicos e formativos disponibilizados pelo Camões, IP, enquanto instituição pública portuguesa que gere as questões ligadas à promoção e ao ensino da língua portuguesa no mundo.
A escola/centro integrada nesta rede associada passa a ter acesso aos programas do Camões, IP, às metodologias por ele promovidas e às boas práticas por ele desenvolvidas e aplicadas. Os professores desta rede passam também a beneficiar do programa de formação desenvolvido pelo Camões, IP.
Para aceder à condição de escola/centro associado, as entidades interessadas passam por um processo, cujo desfecho, se traduzido num relatório de avaliação positivo, permite a celebração de um protocolo que regula a relação e estabelece as obrigações de cada parte.