Clara Riso, antiga leitora de Português do Camões, IP em várias cidades da Europa de Leste, nomeadamente em Budapeste e Belgrado, é a nova diretora da Casa Fernando Pessoa, sucedendo no cargo à escritora Inês Pedrosa.
O anúncio foi feito pelo presidente da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), Miguel Honrado.
Mestre em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Clara Riso foi também diretora do Centro de Língua Portuguesa - Camões, IP em Budapeste.
"Clara Riso é uma pessoa ligada a projetos da língua e cultura portuguesas, sobretudo no estrangeiro, tem uma grande experiência na gestão de projeto e dinâmica de projeto, e tem experiência nas de recursos humanos e financeiros", sublinhou o presidente da EGEAC.
Salientou ainda o trabalho transversal da nova diretora, ligando as áreas do teatro, dança e artes plásticas, uma linha que a EGEAC pretende incentivar futuramente na Casa Fernando Pessoa, ligando estas vertentes artísticas à língua portuguesa e literaturas.
A anterior diretora da Casa Fernando Pessoa, Inês Pedrosa, demitiu-se do cargo em abril de 2014, depois de seis anos à frente da entidade.
Segundo Miguel Honrado, a partir de agora a Casa Fernando Pessoa passará a ser dirigida num modelo unipessoal e com um mandato de quatro anos, avaliável no final de cada período, para ser rotativo.
A anterior direção, que tinha um mandato até 2015, era composta por Inês Pedrosa, na direção artística, e Carmo Mota, na direção executiva.
Fonte: Agência Lusa