O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua,I.P., através da Agência Presidencial de Cooperação - APC Colômbia, disponibilizou equipamentos biomédicos e mobiliário hospitalar aos serviços de obstetrícia e pediatria neonatal do Hospital ESE San José de Maicao, uma unidade de saúde em que cerca de 40% dos utentes atendidos são mulheres migrantes provenientes da Venezuela.
O apoio dado por Portugal permitiu passar de 3 para 10 camas na Unidade de alto risco obstétrico, reforçando-se, assim, a capacidade instalada nos serviços de ginecologia. A Unidade básica neonatal, que dispunha apenas de duas incubadoras, conta hoje com 7 desses equipamentos, graças à Cooperação Portuguesa.
De destacar, ainda, o significativo impacto do projeto ao nível do aumento da capacidade de resposta dos serviços de internamento de obstetrícia e pediatria de média e alta complexidade, o qual permitirá, no espaço de apenas um ano, realizar cerca de 2.000 partos, praticar 4.000 atos obstétricos e 3.000 atos pediátricos.
Esta ação bilateral inscreve-se na estratégia de Portugal de apoio à crise migratória regional venezuelana, integrando-se numa ação mais abrangente que inclui, igualmente, apoios prestados pela via multilateral, através do sistema das Nações Unidas (ACNUR - Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados e OIM - Organização Internacional para as Migrações), do Comité Internacional da Cruz Vermelha e da Plataforma Sampaio – Venezuela, iniciativa promovida pelo ex-Presidente da República, Jorge Sampaio.
Vídeo sobre projeto disponível aqui.