A inauguração da Cátedra Carlos de Oliveira será assinalada com um Colóquio de Literatura Portuguesa dedicado àquele autor português do século do XX, nos dias 21 e 22 de outubro de 2013, na Universidade de Zurique, Suíça.
A abertura do colóquio “Carlos de Oliveira: Um autor português do século XX” ficará a cargo de Peter Fröhlicher, da Universidade de Zurique e do Embaixador de Portugal na Suíça, João Ramos Pinto. Ao longo do dia, Osvaldo Silvestre, Paula Morão, Jens Andermann e José Manuel Esteves farão comunicações em torno da obra de Carlos de Oliveira, do seu caráter poético e potencial cinematográfico.
No dia 22 de outubro, será a vez de Rosa Maria Martelo, Marília Mendes, Nazaré Torrão, Maria Ana Ramos e Jorge Fernandes da Silveira apresentarem as suas considerações sobre o autor, num dia que chegará ao fim com um momento de reflexão sobre a leitura das obras do autor português homenageado.
Carlos de Oliveira (1921-1981) é um dos grandes poetas do século XX, combinando a preocupação de intervenção social (neorrealismo) com a reflexão sobre a escrita no próprio processo da sua produção, o que confere à sua obra grande densidade e agudeza nos efeitos diversificados da leitura de poemas como Mãe Pobre (1945) e Entre Duas Memórias (1971).
Nos seus romances deteta-se uma evolução da problemática neorrealista mais pura (Casa na Duna, 1943) até à sua elaboração através da sobriedade do sentimento e do protesto (Uma Abelha na Chuva, 1953). Percurso que culmina na complexidade da obra Finisterra (1978), vencedora do Prémio Cidade de Lisboa.
Esta iniciativa é organizada pela Universidade de Zurique – Cátedra Carlos de Oliveira, pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, pelo Interuniversitäres Doktoratsprogramm Iberoromanistik, Maria Ana Ramos, Marília Mendes, Jasmine iovanelli, e Rita Catrina Imboden.