A Cerimónia de Entrega de Prémios da edição de 2020 do Concurso Lusófono da Trofa decorreu no dia 20 de novembro, este ano, através de videoconferência, mas mantendo o objetivo: premiar a criatividade literária.
O momento destacou a divulgação dos vencedores do Concurso Lusófono da Trofa “Prémio Matilde Rosa Araújo” 2020, que este ano foi atribuído à portuguesa Maria Carolina Sollari Allegro Machado Lopes pelo conto Mamã, podemos ter um humano de estimação?
O Prémio de Melhor Ilustração foi atribuído a Ricardo Miguel Ladeira de Carvalho, de Portugal.
O Prémio Lusofonia foi atribuído a Fernando Adão Carlos, de Angola, pelo conto A Bicicleta Avó-Mãe.
Esta foi a primeira vez que um autor de Angola foi distinguido.
Como habitualmente, a cerimónia contou ainda com a atribuição de Menções Honrosas. Na categoria "Conto", foi atribuída uma menção Honrosa ao português Fernando Manuel Amorim Giesta e ao brasileiro Diego Alves Amâncio.
Na categoria de Ilustração, foram introduzidas, este ano, como novidade, as Menções Honrosas atribuídas aos portugueses Pedro Velho e Rafael Mendes Pereira.
O momento contou ainda com o lançamento do Conto Vencedor do Concurso Lusófono da Trofa em 2019, O Mistério da Meia Desaparecida, da autoria de Vitória Alves e com ilustração de Sandra Sofia Santos, ambas vencedoras da edição 2019 deste Concurso, adiado devido à pandemia.
Este ano, o Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo viu renovado o júri responsável pela seleção das ilustrações e dos contos vencedores, integrando agora o escritor David Machado, o ilustrador João Vaz de Carvalho, as representantes da Editora Tcharan, Adélia Carvalho (escritora) e Marta Madureira (ilustradora), a representante do Camões, IP, Ana Isabel Soares (Docente na Universidade do Algarve) e o representante da Câmara Municipal da Trofa, João Rosas (bibliotecário).
Esta iniciativa mantém a parceria do Camões, I.P. e atingiu este ano a maioridade, já que esta ação nasceu em 2002 como Concurso Literário da Trofa.