Nos dias 10 e 11 de setembro de 2019, realizou-se o primeiro Comité Gestor do Projeto Café da Gorongosa. Trata-se de um projeto que fomenta a produção sustentável de café no Parque Nacional da Gorongosa em sistema agroflorestal integrado no contexto da desflorestação, alterações climáticas e segurança alimentar, e que resulta de uma colaboração entre Moçambique, Brasil e Portugal.
O Comité Gestor discutiu os resultados do trabalho de campo realizado pela equipa técnica local e os trabalhos de pesquisa e investigação realizados por alunos de mestrado e doutoramento, inseridos nas componentes do projeto que visam a capacitação e formação avançada de recursos humanos locais em toda a cadeia de valor do café.
Os parceiros realizaram ainda visitas de monitorização à fábrica de processamento do café e aos locais de plantação do café na Serra da Gorongosa, onde a equipa técnica está presentemente a ajustar as práticas de maneio cultural, em parceria com os agricultores locais.
O projeto, que terá uma duração de 5 anos, foi oficializado em 2017 entre o Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural de Moçambique, a Agência Brasileira de Cooperação e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., em parceria com as entidades executoras dos três países, Parque Nacional da Gorongosa, Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.
O Projeto Café da Gorongosa tem por objetivo a caracterização e implementação de um sistema de produção de café sustentável, mitigando os efeitos da desflorestação e da pressão das alterações climáticas previstas para o corrente século, promovendo o agronegócio, aumentando o rendimento e a segurança alimentar das famílias rurais.