Decorreu entre 3 e 9 de setembro de 2023, no âmbito do projeto de cooperação triangular “Cacau”, a missão a São Tomé da delegação colombiana, composta por representantes da ONG Red Adelco – Red Nacional de Agencias de Desarrollo Local, da Agencia Promotora de Desarrollo Económico Regional (APRODEL), sediada em Arauca, da Agencia para el Desarrollo del Pacifico Sur (ADEPAS) de Tumaco, das cooperativas COOPERAGRO de Putumayo e COMROCAR de Arauca e do Consejo Comunitario de bajo Mira y Frontera de Tumaco.
O projeto "Cacau" resulta de uma parceria entre a Cooperação Portuguesa (Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.), a Cooperação Colombiana (APC - Agencia Presidencial de Cooperación Internacional de Colombia) e o Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas de São Tomé e Príncipe, tendo como principal parceiro executor a ONG colombiana Red Adelco. O projeto pretende potenciar a capacidade institucional dos atores e entidades ligadas às cadeias produtivas do cacau e do agroturismo na Colômbia e em São Tomé e Príncipe, através da partilha e intercâmbio de ferramentas e metodologias que fomentem a qualidade, o associativismo e a competitividade do setor cacaueiro.
Em São Tomé, a delegação colombiana visitou as cooperativas CECAB - Cooperativa de Exportação de Cacau Biológico e CECAQ-11 - Cooperativa de Exportação de Cacau de Qualidade, a associação de produtores de cacau de Água Izé e os sistemas agroflorestais e de manejo orgânico de alguns produtores. A equipa colombiana pôde ainda conhecer o trabalho desenvolvido pelo CIAT - Centro de Investigação Agronómica e Tecnológica, o CATAP - Centro de Aperfeiçoamento Técnico Agropecuário, o Projeto da UE de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação, assim como a fábrica e loja Qua-Tela e a empresa Diogo Vaz.
A importância da inclusão das mulheres no setor do cacau, o potencial do associativismo e as oportunidades de exportação baseada na qualidade foram as questões destacadas pela equipa colombiana, pelo seu impacto direto no desenvolvimento de São Tomé e Príncipe. O cultivo do cacau na Colômbia foi igualmente referido como um exemplo de melhoria das condições de vida das famílias produtoras e de garantia da paz para as comunidades anteriormente envolvidas em cultivos ilícitos.
No regresso à Colômbia, os elementos da missão fizeram escala em Lisboa, onde representantes da Red Adelco foram recebidos pelo Vice-Presidente do Camões, I.P., estando acompanhados pelo Instituto Marquês de Valle Flôr, que prestou apoio na organização e logística desta missão a São Tomé.