No âmbito da 2.ª Reunião do Subcomité da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) dos Chefes das Marinhas e das Guardas-Costeira, que decorreu em Abidjan, na Costa do Marfim, foi apresentado, no dia 15 novembro de 2021, pelo Coordenador da Unidade de Implementação do Camões (UIC), o Comodoro Campos Rodrigues, a componente Operational Response and Management of the Rule of Law at Sea, no âmbito do Programa SWAIMS.
A apresentação contou com a presença do SPECIM-AEM, “Secrétariat Permanent du Comité Interministériel de l’Action de l’Etat en Mer”, Abroulaye FOFANA, em representação do Ministro da Defesa da Costa do Marfim, assim como do Chefe do Estado-Maior da Marinha da Costa do Marfim, Contra-Almirante N´Guessan Célestin e do Comissário da Comissão para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança (PAPS) da CEDEAO, General Francis Behazim. O evento contou com a presença de oito Chefes das Marinhas e Guarda-Costeiras dos 12 países costeiros da CEDEAO, além da presença de representantes do Níger, bem como do staff de apoio da CEDEAO e da Marinha da Costa do Marfim.
A apresentação suscitou muito interesse com diversos comentários e questões apresentadas pelos presentes.
O SWAIMS (Support to West Africa Integrated Maritime Strategy) é um Programa da CEDEAO, financiado pela União Europeia, cuja componente gerida e cofinanciada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e também cofinanciada pelo Ministério da Defesa Nacional, tem um orçamento de 12.478.294,00 milhões de EUR.