No dia 24 de abril de 2023, inaugura, em Seul, a exposição “Portugal – The Enchanted Loom”, uma mostra coletiva com obras dos artistas Bela Silva, Bruno Castro Santos e Jorge Nesbitt, organizada pela Korea Foundation, em colaboração com a Embaixada de Portugal em Seul e com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
O projeto expositivo, que pretende apresentar o trabalho de três artistas portugueses, está vocacionado principalmente para a prática do desenho, mas estende-se a outras técnicas como a pintura ou a escultura. A mostra demonstra ainda como, apesar da sua experiência internacional, o trabalho destes artistas está profundamente enraizado na cultura portuguesa - o que une os seus trabalhos é uma reflexão sobre a estética e as tradições, onde se fundem a cultura tradicional do seu país natal, Portugal, com a cultura visual de hoje.
O título da exposição, “O Tear Encantado”, toma emprestada uma frase do livro do neurocientista Charles S. Sherrington, Man on His Nature (1940). Sherrington comparou algumas atividades do cérebro humano, durante o período de sono, ao processo de “tecer um belo tecido”, retórica a que se refere esta exposição.
Dos trabalhos de Bela Silva, que combinam cerâmica e desenho, aos desenhos experimentais de Bruno Castro Santos, passando pelas obras em larga escala de Jorge Nesbitt, com recurso à técnica da linogravura, a exposição procura dar a conhecer ao público coreano esta vertente da arte portuguesa.
A mostra estará patente na galeria da Korea Foundation até ao dia 31 de maio de 2023.
O folheto da exposição pode ser consultado aqui.