Historiadores, jornalistas e políticos de Portugal e da Polónia vão participar em Varsóvia, no dia 20 de maio de 2015, às 16h00, num debate sobre a transição para a democracia nos dois países. Esta iniciativa tem o apoio do Camões, I.P. e da Embaixada de Portugal na capital polaca.
Serão debatidas as razões que levaram à queda das ditaduras em Portugal (1974) e na Polónia (1989), os protagonistas das transformações e suas razões, os caminhos que levaram as duas nações até aos nossos dias e os perigos que surgiram ao longo destes percursos. Será discutido o desenvolvimento das duas revoluções pacíficas: uma delas, liderada por jovens militares, a outra por operários, sindicalistas e intelectuais.
O papel da Igreja Católica como pilar da ditadura militar em Portugal e apoiante da oposição democrática ao comunismo na Polónia será outro ponto forte do debate a par da construção das instituições democráticas nos dois países e os meios de comunicação livres. A entrada numa Europa moderna e unida e o balanço destas transformações também serão objeto das intervenções dos participantes neste evento.
Esta iniciativa terá lugar na sede da Gazeta Wyborcza, na capital polaca, com entrada livre.