Comemora-se no dia 1 de dezembro o Dia Mundial de Luta contra a SIDA. O Fundo Global de luta contra a SIDA, Tuberculose e Malária (Fundo Global) tem encetado importantes esforços no sentido de prestar programas de cuidados e prevenção do VIH ao identificar e eliminar as barreiras aos cuidados relacionados com os direitos humanos e as barreiras de género, garantido que ninguém é deixado para trás.
Nos países onde o Fundo Global investe, as mortes relacionadas com a SIDA diminuíram 72% desde 2002 e as novas infeções pelo VIH diminuíram 61%. Dos 39 milhões de pessoas que vivem com o VIH, 29,8 milhões estão atualmente em terapia anti-retroviral o que representa 24,5 milhões nos países onde o Fundo Global atua. O Fundo Global é também o responsável por 28% de todo o financiamento internacional para programas de VIH, tendo investido, desde junho deste ano, 25,5 mil milhões USD (dólares norte-americanos) em programas de prevenção e tratamento do VIH e da SIDA.
A estratégia de formação de mercado do Fundo Global conduziu a enormes poupanças em medicamentos anti-retrovirais, permitindo aos países tratar mais pessoas. Em 2018, o Fundo Global assinou acordos-quadro plurianuais com fornecedores de medicamentos para o VIH tendo gerado uma poupança de 324 milhões USD até ao final de 2021 garantindo o fornecimento de medicamentos que salvam vidas a mais de 4 milhões de pessoas. Em 2000, o fornecimento de terapia anti-retroviral para o período de um ano custava mais de 10 000 USD, sendo que no final de 2022 o mesmo fornecimento custava apenas 47 USD por ano.
Portugal apoiou o Fundo Global desde o início a sua criação, tendo contribuído de forma crescente, e até à data. O nosso país já efetuou contribuições no valor total de aproximadamente 17.2 milhões de dólares (cerca de 16 milhões de euros).
A contribuição de Portugal para o atual triénio 2023-2025 representa 1,5 milhões de euros, numa contribuição partilhada entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, .I.P. e o Ministério da Saúde.
Para mais informações, consulte o Relatório de Resultados.
Fotos: © The Global Fund