O Diretor-Geral Stefano Manservisi visitou no dia 8 de dezembro de 2016 dois projetos da Cooperação Portuguesa em Cabo Verde em áreas estruturantes como a Segurança e a Saúde, nas quais foi acompanhado pelo Vice-Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Gonçalo Teles Gomes e pela Embaixadora de Portugal na Cidade da Praia, Helena Paiva.
Na Escola Nacional de Polícia, tomou o DG Manserivisi contacto com a dinâmica de formação em curso no âmbito do Programa de Cooperação Técnico-Policial – iniciado em 2007, e com um enfoque na capacitação técnica e institucional, o Programa conta já com mais de 120 formações realizadas e mais de 1500 agentes formados.
Seguidamente, Stefano Manservisi visitou o Centro de Diálise do Hospital Agostinho Neto – inaugurado em 2014, o Centro assegura hoje o tratamento de 96 hemodialisados, oriundos das diferentes Ilhas do arquipélago. Este projeto tem tido um impacto muito positivo no reforço das capacidades e competências dos profissionais de saúde cabo-verdianos, no alargamento dos cuidados médicos oferecidos pelo sistema nacional de saúde e, ainda, na redução dos doentes evacuados para Portugal.