Teve início hoje, dia 30 de novembro de 2023, no Dubai, a 28.ª Conferência das Partes (COP28) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC na língua inglesa).
Sete anos volvidos da assinatura do Acordo de Paris, as Partes da Convenção vão discutir o primeiro balanço global da sua execução, num momento em que os impactos adversos das alterações climáticas se fazem sentir com mais intensidade à escala mundial.
Perante os apelos do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, para o reforço do multilateralismo no combate às alterações climáticas, existe a expetativa das decisões emanadas desta COP se traduzirem num aumento significativo da ambição na ação climática, nomeadamente nos países em desenvolvimento do Sul Global. A COP28 também será o momento para a adoção da estrutura enquadradora do próximo Objetivo Global para a Adaptação, bem como para a operacionalização do novo Fundo para as “Perdas e Danos”, adotado em Sharm El-Sheikh (Egito), na COP27.
O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. integra a delegação nacional que participa nos trabalhos desta COP, que decorrem até 12 de dezembro, e que contará pela primeira vez com um Pavilhão de Portugal, sob a égide do Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC).
A ação climática constituí uma das áreas-chave da Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030, sendo esse o enfoque principal da participação deste Instituto na COP28.
(última foto) © Joana Veloso/APA