É apresentada, no dia 6 de junho, no Mingus Bar, em Montevideu, pelo editor Martín Buffoní da Editorial Hum e pela leitora Raquel Carinhas, a antologia Photomaton-Nueva Lírica Portuguesa, cuja edição contou com o apoio do Instituto Camões e da Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas.
A obra compreende textos de vários poetas portugueses que se destacaram na década de 90 do século XX, durante a qual o mercado editorial português se intensificou e começaram a surgir antologias sobre a nova poesia portuguesa que se encontrava em estado de ebulição.
Rui Pires Cabral, Luís Quintais, Jorge Melícias, Daniel Faria, Nuno Moura, valter hugo mãe e Manuel de Freitas foram os setes poetas selecionados por Andrés Navarro, tradutor e autor da coletânea.
No prólogo, Andrés Navarro explica a escolha do título da antologia que remete a intertextualidades com outras obras do património literário português. “Photomaton” é um termo utilizado num texto de Herberto Helder, intitulado, justamente, Photomaton & vox, e “nueva lírica portuguesa” um “guiño a las célebres Líricas Portuguesas”, como comenta o autor.