As comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa - 5 de maio - no Egito tiveram lugar no Leitorado do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. no Cairo, localizado na Universidade Ain Shams, a 7 de maio de 2024.
Sob a coordenação da leitora Irma González, foi desenvolvido um conjunto de atividades junto dos alunos do Departamento de Português dessa universidade, destacando-se em 2024 a iniciativa “Bancas de Turismo Literário”, que convida a explorar seis cidades portuguesas, os seus escritores e rotas literárias.
Marcaram presença no evento o Embaixador de Portugal no Cairo, Rui Tereno, a decana da Faculdade de Al Alsun, Salwa Rashada, e a Chefe do Departamento de Português, Riham Ezzat, bem como membros do corpo docente do departamento e alunos do 1.º ao 4.º ano, num total de cerca de 80 pessoas.
Para além da atividade de turismo, assinalou-se também a menção honrosa da aluna Alaa Galal Rakha, do 3.º ano, distinguida no âmbito da 4.ª edição do concurso "Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa", com o conto inédito “As asas merecidas”.
Seguiu-se a apresentação de trabalhos audiovisuais efetuados por alunos em contexto de aulas ou trabalhos de campo. O primeiro, da autoria de estudantes do 2.º ano, que assinalaram os 500 anos do nascimento de Luís de Camões recitando o poema “Amor é fogo que arde sem se ver” em diversos locais emblemáticos do Cairo, como o Museu Egípcio e as Pirâmides de Gizé. O segundo trabalho foi a tradução para árabe de um trailer do filme “Os gatos não têm vertigens”, de António-Pedro Vasconcelos, no âmbito da disciplina de Tradução.
As comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa encerraram com um jogo interativo dedicado à língua e literatura portuguesas, que contou com a participação entusiástica dos alunos. Os três primeiros classificados receberam prémios monetários, bem como originais “cheques” concebidos especialmente para o concurso.