A 17.ª edição da ‘Cultura Portugal’ vai decorrer até 29 de novembro de 2019 em Espanha, estando programados 42 eventos, mais cerca de 15 relativamente ao ano anterior.
Esta é a mais antiga e maior mostra de cultura portuguesa apresentada num país estrangeiro que junta eventos de música, cinema, literatura, artes plásticas e visuais, teatro e fotografia.
Os eventos têm lugar em Madrid e em cidades como Barcelona, Bilbao, Cuenca, Sevilha, Segóvia e Vigo. As atividades entrelaçam variadas áreas temáticas e incluem a representação de artistas consagrados com maior ou menor trajetória profissional.
A edição de 2019 destaca uma notória representação feminina, de que são exemplos a artista plástica Cristina Rodrigues, concerto de Gisela João, a artista plástica Saskia Moro, a ilustradora de livros infantis Carolina Celas, e a cantora Maria João. Sem esquecer a importante presença da poeta Sophia de Mello Breyner Andresen, à volta de cuja figura girarão várias atividades, em forma de comemoração do centenário do seu nascimento.
Outra nota do alinhamento da mostra portuguesa é o facto de vários dos seus eventos estarem também incluídos no Festival “Celebremos Iberoamérica”. A programação cobre ainda as artes plásticas, fotografia, cinema, artes performativas e música, que surge pela primeira vez na mostra portuguesa.
A literatura, com densa presença na programação, contempla nomeadamente – além das comemorações dos 100 anos do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, uma mesa redonda sobre crítica literária com responsáveis de suplementos culturais de jornais de publicações culturais de Espanha e Portugal.
Vários seminários e fóruns também vão recordar a importância da primeira viagem de circum-navegação do globo, do português Fernão de Magalhães e do espanhol João Sebastião Elcano, iniciada há 500 anos.
Muitos outros eventos pontuam ainda uma mostra, cujo relevo fora de Madrid não tem parado de crescer nos últimos anos.
Mais informações em: https://www.culturaportugal.com/