A nova Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022 (ENED 2018-2022) foi aprovada em Conselho de Ministros em 5 de julho de 2018. A Educação para o Desenvolvimento (ED) constitui uma das três áreas de atuação do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., no domínio da cooperação.
A ENED 2018-2022 resulta de um profundo trabalho de debate e reflexão promovido por diversas entidades públicas e da sociedade civil, visando a construção de sociedades mais justas, solidárias, inclusivas, sustentáveis e pacíficas.
A elaboração do documento contou com o apoio do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e beneficiou do envolvimento e contributos de várias entidades: Camões, I.P.; Direção-Geral da Educação (DGE); Plataforma Portuguesa das ONGD; CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral; Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. (APA); Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM); Comissão Nacional da UNESCO; Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género; Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ); Associação de Professores para a Educação Intercultural; Associação de Reflexão e Intervenção na Política Educativa das Escolas Superiores de Educação (ARIPESE); Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (CPADA); Conselho Nacional de Juventude (CNJ); Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres; ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local; Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento.
A ENED 2018-2022 foi aprovada através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 94/2018, publicada na edição do Diário da República, I Série, de 16 de julho.