EUA: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento lançou nova fase do Programa “Climate Promise 2025”

Publicado em sexta-feira, 03 maio 2024 10:53

Teve lugar na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, no 23 de abril de abril de 2024, o lançamento da nova fase do Programa Climate Promise 2025, sob os auspícios do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, e do Administrador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Achim Steiner.

António Guterres, na sua intervenção, alertou para os riscos das alterações climáticas e enfatizou que “muitos países têm de tomar medidas mais ambiciosas na ação climática”, tendo apelado ao papel decisivo do G20 neste processo (leia a intervenção de António Guterres).

O Programa Climate Promise 2025 assinala o início de esforços renovados na ação climática por todo o sistema das Nações Unidas, na perspetiva do novo ciclo de compromissos de cinco anos para limitar o aquecimento global, que terá inicio em 2025.

Conforme foi sublinhado no evento Below 1.5 by 2025: The Plan, a próxima geração de Contribuições Determinadas a Nível Nacional (Nationally Determined Contribution - NDC, na sigla na língua inglesa), que estabelecem os compromissos assumidos por cada Parte da Convenção - Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (United Nations Framework Convention on Climate Change - UNFCCC, na sigla na língua inglesa), será importante manter a ambição do cumprimento das metas do Acordo de Paris.

Nessa perspetiva, a Diretora Global do PNUD para as Alterações Climáticas enfatizou que o lançamento desta nova fase do Programa constitui um marco importante no caminho para as negociações climáticas da COP30, que terão lugar em Belém do Pará, no Brasil, em 2025.

Portugal, através do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. é um dos países doadores do Programa Climate Promise, desde 2021, consignando a sua contribuição para a intervenção nos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS, na língua inglesa), que constituem o grupo de países mais afetados pelos impactos adversos das Alterações Climáticas.

Para assistir à gravação do evento no YouTube, aqui

 

34548