O grupo EUNIC – Montevideu, recentemente formado, participará na 36.ª edição da Feira Internacional do Livro da capital uruguaia, que decorre de 1 a 13 de outubro de 2013, apresentando uma programação diversificada que inclui um dia dedicado à cultura portuguesa, 7 de outubro.
O pavilhão EUNIC na Feira do Livro de Montevideu constituirá um espaço de divulgação das culturas europeias e de dinamização de numerosas atividades educativas e culturais, tais como aulas abertas de língua, recitais de música, conferências e apresentações de livros.
Segunda-feira, 7 de outubro, a cultura portuguesa vai estar em destaque. Durante todo o dia, haverá vídeos de conteúdo cultural e patrimonial a serem exibidos no espaço do pavilhão. Às 17:00 decorrerá, nesse mesmo espaço, uma aula aberta de português a cargo da leitora Raquel Carinhas.
No âmbito das comemorações dos 120 anos do nascimento de José Almada Negreiros, o Salão Dourado acolhe, às 20:00, um evento intitulado “PIM PAM PUM: homenagem ao futurista português Almada Negreiros” que contará com a participação do crítico de arte Nelson Di Maggio e da atriz Isabel de la Fuente com a performance “Cabaret”, interpretação e recriação do poema do modernista português do mesmo nome.
Durante a Feira, uma das atividades mais relevantes da EUNIC será o recital de música “Europa canta tangos…”, a cargo do trio Natalia Bolani (voz),Gonzalo Gravina (teclados) e Sergio Astengo (acordeão), que se realiza a 4 de outubro, às 18:00, no Salão Azul. Serão interpretadas músicas e canções alemãs, espanholas, gregas, inglesas, italianas e portuguesas com sonoridades do tango.
A participação neste evento constitui para os membros da EUNIC-Montevideu uma forma de dar a conhecer aos cidadãos o grupo do qual fazem parte diversos institutos com representação no país, como o Instituto Italiano de Cultura, o Goethe Institut, o Instituto Anglo, a Fundação Tsakos, o Centro Cultural de Espanha e o Camões- Instituto da Cooperação e da Língua.
A EUNIC, fundada em 2006, é uma rede constituída pelos Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia.