Eunice Muñoz morreu no dia 15 de abril de 2022, no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, aos 93 anos.Nascida na Amareleja, no distrito de Beja, em 1928, Eunice Muñoz completou em novembro 80 anos de carreira.
Filha e neta de atores de teatro e de artistas de circo, ao longo da sua carreira Eunice Muñoz entrou em perto de duas centenas de peças, trabalhou com cerca de uma centena de companhias, e, no cinema e na televisão, o seu nome está associado a mais de oito dezenas de produções de ficção, entre filmes, telenovelas e programas de comédia.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, prestou condolências à família da atriz e afirmou que "Portugal está de luto. [...] Marcou a nossa vida durante décadas e décadas e, portanto, eu queria, em nome todos os Portugueses, agradecer-lhe uma vida dedicada ao teatro, mas também ao cinema, à televisão, à cultura em Portugal, isto é, dedicada aos Portugueses. Não a esquecemos, nunca a esqueceremos, estará sempre no nosso coração.”
Eunice Muñoz foi homenageada com diversos galardões e prémios, entre os quais o Prémio Sophia Carreira, atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema, e condecorada com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, Grã-Cruz da Ordem do Mérito e Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada. Foi ainda Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada. Em 1990 Eunice Muñoz foi distinguida pelo Ministério da Cultura com a Medalha de Mérito Cultural.
As cerimónias fúnebres da atriz decorrem na Basílica da Estrela, em Lisboa, na segunda e na terça-feira, seguindo depois o funeral para o Cemitério do Alto de S. João, onde o corpo será cremado.
O Ministério da Cultura anunciou que o Governo vai decretar luto nacional no dia do funeral da atriz.
Com LUSA
Fotografia: © ANDRÉ KOSTERS / LUSA