Teve lugar na Sala de Exposições do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., em Lisboa, a 3 de junho de 2024 – ano em que se comemora os 160 anos das relações diplomáticas entre Portugal e o México - a inauguração da exposição "Códices Mexicanos. Memórias e Saberes”.
A inauguração contou com discursos do Embaixador do México em Portugal, Bruno Figueroa, e da Presidente do Camões, I.P., Ana Fernandes. Estiveram presentes vários convidados, incluindo Embaixadores e representantes de Embaixadas acreditadas em Lisboa.
A Presidente do Camões, I.P., Ana Fernandes congratulou-se com a oportunidade da realização da exposição no âmbito da celebração do 160.º aniversário de relações diplomáticas entre os dois países, transmitindo que o instituto acolhe com muito grado as iniciativas da embaixada, naquela que já é a terceira exposição realizada na sede. O Embaixador do México em Portugal falou no envolvimento do Instituto na exposição, e reforçou a importância de divulgar informação sobre a riqueza cultural do México a todos os visitantes.
Esta é a primeira vez que se apresenta em Portugal uma exposição sobre caracteres tipográficos de códices, sendo possível graças à colaboração do Camões, I.P., do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH) e do Instituto Cultural do México em Espanha. A exposição inclui dois fac-símiles do Codex Borbónico e do Codex Tonalámatl Aubin.
Os códices são um património cultural fundamental do México pré-hispânico. Foram elaborados pelos povos azteca ou mexica, maia e mixteca, que registaram os seus conhecimentos e a sua visão do mundo em tiras de “amate”, pele de veado e fibras naturais como o maguey e o algodão. Contam lendas de deuses, rituais e aspetos da vida quotidiana, assim como também revelam conhecimentos de astronomia, medicina, registos geográficos, históricos e até económicos.
A Exposição “Códices Mexicanos. Memórias e Saberes” ficará patente na Sala de Exposições do Camões, I.P. (Avenida da Liberdade, 270, Lisboa) de 4 a 28 de junho de 2024, e poderá ser visitada nos dias úteis, das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 18h30.