Entre 15 e 17 de agosto de 2023, decorreu em Acra, no Gana, no âmbito do projeto SWAIMS, a missão de avaliação das necessidades de formação da Marinha daquele país africano, na qual participaram os Comandante Rui Ferreira e o Primeiro-sargento fuzileiro José Brito, da Marinha Portuguesa.
Durante três dias, esta equipa teve a oportunidade de conhecer a Marinha do Gana (Comando Naval do Leste em Acra), as suas instalações, assim como as capacidades de operação e treino dos seus militares, através da realização de várias atividades e entrevistas aos vários responsáveis da Marinha ganense. Esta ação foi importante para a concretização de futuras ações de formação do projeto SWAIMS naquele país.
Com esta visita ao Gana, termina a primeira fase da atividade de formação do SWAIMS, que consistiu na avaliação das necessidades de formação, realizada localmente aos 12 países costeiros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que são parceiros deste projeto.
A equipa teve ainda a oportunidade de prestar cumprimentos e apresentar a evolução do projeto aos representantes da Delegação da União Europeia em Acra, Anna Lixi e Jean-Pierre Bardoul.
O SWAIMS (Support to West Africa Integrated Maritime Security) é um Programa da CEDEAO, financiado pela União Europeia, cuja componente gerida e cofinanciada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e também cofinanciada pelo Ministério da Defesa Nacional, através da DGPDN e da Marinha, tem um orçamento de 12,4 milhões euros.