As fotógrafas Grace Ribeiro e Mag Rodrigues são as vencedoras da 1.ª edição do Programa de Intercâmbio artístico na área da Fotografia e estarão em residência, em novembro de 2023, em Lisboa, Portugal, e na cidade da Praia, Cabo Verde, respetivamente.
O júri constituído por Luísa Ferreira (fotógrafa, convidada), Rosa Barbosa (Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.) e Humberto Mouco (Câmara Municipal de Lisboa) decidiu, por unanimidade, selecionar as propostas de trabalho de Grace Ribeiro, e Mag Rodrigues, considerando que no universo das candidaturas admitidas são as que melhor se enquadram na lógica do presente programa de intercâmbio artístico. Foi também destacado pelo júri o impacto e benefícios destas residências e as trocas de experiências que proporcionam para a atividades artística das candidatas vencedoras e para os projetos apresentados.
Criado ao abrigo do Protocolo de Cooperação celebrado entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, I.P.), o programa de incentivo à criação artística e de aposta na internacionalização da cultura destina-se a fotógrafos de nacionalidade portuguesa e cabo-verdiana em início de carreira, com experiência e participação em projetos na área da Fotografia e que pretendam desenvolver um projeto de criação artística.
Sobre as vencedoras
Grace Ribeiro será a artista em residência em Lisboa, de 6 de novembro a 6 de dezembro de 2023. Mestre em Arquitetura, é fundadora e membro da Associação Olho Largo – Experimentação Cultural e Ambiental. Participou na residência Catchupa Factory 2017, onde teve o primeiro contacto formal com a Fotografia. Desde então, concilia a Fotografia e o Audiovisual com um olhar atento sobre a transformação dos territórios no contexto insular de Cabo Verde. No Audiovisual, destacam-se as curtas-metragens “Cabral – Artesão da Liberdade” e “Homi Grandi”, ambas desenvolvidas no âmbito da Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde em parceria com a Fundação Amílcar Cabral.
Mais informação aqui.
Mag Rodrigues será a artista em residência artística na cidade da Praia, de 1 a 30 de novembro de 2023. É formada em Fotografia e autora de diversos trabalhos documentais e de autor, como “Subsolo” (2018), ”As Senhoras” (2020), “Património” (2021), “Família” (2020) e “A Cor da Luz – Retratos de Pessoas Albinas” (2023). Destaque para “Subsolo”, incluído na lista de Best 20 Portfolios no Imago Lisboa Photo Festival, de 2019, e “Família”, prémio Melhor Exposição de 2021, atribuído pela plataforma online Dezanove, e selecionada para a programação da Maison du Portugal, em Paris, no quadro da Temporada Portugal–França 2022. Em 2023, “A Cor da Luz – Retratos de Pessoas Albinas” é publicado na Granta n.º 10.
Mais informação aqui.
Fotos: Autoretrato © Grace Ribeiro | Magda Rodrigues © Rita Campos