Terá lugar entre os dias 1 e 17 de setembro de 2023, no Parque Pedio tou Areos, a 51.ª edição do Festival do Livro de Atenas, com a participação da Embaixada de Portugal com um pavilhão dedicado à Literatura Portuguesa, com uma homenagem especial às figuras femininas da nossa literatura.
Como todos os anos, o Pavilhão da Embaixada de Portugal tem por objetivo assinalar a crescente presença das Letras portuguesas no domínio da tradução e da publicação de obras literárias de alguns dos autores clássicos da literatura portuguesa, como Fernando Pessoa, José Saramago, António Lobo Antunes, Miguel Torga, Mário de Sá-Carneiro, Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, Virgílio Ferreira, bem como as vozes mais representativas da literatura portuguesa contemporânea, como José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares, Dulce Maria Cardoso, João Ricardo Pedro e João Luís Barreto Guimarães, entre outros. Esta iniciativa visa promover a literatura portuguesa, que já se encontra traduzida e publicada no setor editorial helénico, bem como apresentar as novidades do setor editorial português para futuras traduções e publicações de livros portugueses em grego.
Esta edição do Festival do Livro de Atenas é subordinada ao tema “Mulher – Uma leitura complexa”, pelo que estão programadas diversas palestras, discursos e atividades destinadas à sensibilização sobre as questões que interessam, preocupam e inspiram a sociedade helénica acerca das mulheres. Nesse contexto, a Embaixada de Portugal organiza uma mesa-redonda cujo objetivo é salientar a presença das mulheres na literatura portuguesa: poetas como Natália Correia, Sophia de Mello Breyner Andresen, Florbela Espanca, Adília Lopes, Ana Luísa Amaral, Maria do Rosário Pedreira e Filipa Leal, e prosistas como Irene Lisboa, Agustina Bessa-Luís, Lídia Jorge, Dulce Maria Cardoso, Hélia Correia, bem como as "Três Marias" (Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho Costa), serão as protagonistas de um evento que terá lugar no Palco Principal (Melina Merkouri) do 51.º Festival do Livro, no dia 12 de setembro, às 18h30. À conversa com os filólogos Vanessa Zervogianni e Christos Kotsakopoulos, estarão os tradutores Polina Dimea e Nikos Pratsinis e Ana Maria Soares, professora de Língua Portuguesa na Universidade de Atenas.
Uma iniciativa da Embaixada de Portugal em Atenas com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Mais informação (em grego) aqui.