Realizou-se no dia 16 de dezembro de 2022, no Camões – Centro de Língua Portuguesa em Bissau, a entrega do Prémio de Ilustração “Saramago – Entre nós e as palavras” e a exibição do documentário “José e Pilar”, realizado por Miguel Gonçalves Mendes.
O Prémio de Ilustração “Saramago – Entre nós e as palavras”, que se pretende que venha a ter futuras edições, é uma iniciativa do Camões - Centro de Língua Portuguesa e do Camões - Centro Cultural Português em Bissau, e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e da União Europeia. Das 14 obras apresentadas a concurso, 3 foram selecionadas como vencedoras, tendo subjacentes os critérios: criatividade, adequação da ilustração ao tema, pertinência do trecho escolhido para integrar a ilustração e qualidade da apresentação.
As propostas apresentadas foram bastante diversificadas, tendo os vencedores - Pedro Silva, no 1.º lugar; Clifton Correia, no 2.º lugar; e Alfa Djaló, no 3.º lugar - concorrido com trabalhos de pintura, escultura e banda desenhada, respetivamente.
Também no dia 16 de dezembro, o Camões – Centro de Língua Portuguesa em Bissau exibiu o documentário “José e Pilar” perante uma plateia de cerca de 50 jovens estudantes da Escola Superior de Educação – Unidade Tchico Té. À exibição do documentário, seguiu-se uma troca de impressões entre os participantes, moderada pela Leitora e pelos estudantes da Licenciatura em Língua Portuguesa.
A sessão integrou as atividades do Programa “Mês dedicado a José Saramago”, uma iniciativa conjunta do Camões – Centro de Língua Portuguesa e do Camões - Centro Cultural Português em Bissau.