No dia 4 de abril de 2024, o Embaixador de Portugal em Bissau, Miguel Cruz Silvestre, deu início a um curso de Língua Portuguesa, no Quartel de Bafatá.
Esta formação dirige-se a militares do exército da Guiné-Bissau, de todas as categorias e patentes, na cidade de Bafatá.
Trata-se de uma atividade englobada no projeto “Unidades de Apoio Pedagógico / Polos de Língua Portuguesa”, em parceria com a Cooperação no Domínio da Defesa entre Portugal e a Guiné-Bissau, com um empenho particular do Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas guineense, General Biaguê Na Ntan.
De referir que para formandos da Defesa, já estava a ser ministrada formação na região de Bissau (com oito turmas e cerca de 120 formandos). A formação foi agora alargada a Bafatá e a Gabú, onde contará com um total de cerca de 30 alunos.
O ensino da Língua Portuguesa ministrado nestas ações de formação apoia-se num manual de ensino especificamente preparado para o meio militar, resultado de uma parceria entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., a Direção-Geral de Política de Defesa Nacional e os três Ramos das Forças Armadas Portuguesas.